Como Usar Um Extintor de Incêndio em 3 passos Simples! E O Que Fazer Após O Uso?

COMO USAR UM EXTINTOR DE INCÊNDIO

O que é um extintor de incêndio?

Eu sei que você esta aqui para saber como usar um extintor, mas primeiramente, preciso informar que um extintor de incêndio é um equipamento projetado para controlar e apagar o fogo de pequenos incêndios, ou seja, para garantir a segurança do local em situações em que as chamas estão em seu estágio inicial. 

Extintor é obrigatório em todo local?

A obrigatoriedade de extintores de incêndio pode variar, pois cada local possui suas próprias normas e regulamentações no que diz respeito à segurança e equipamentos de combate a incêndio. Dito isso, é necessário verificar com os bombeiros ou órgãos de regulamentação de segurança da sua cidade para mais informações.

Como funciona um extintor?

Antes de mais nada, é necessário saber como funciona, pois além de facilitar o uso, pode salvar sua vida!

Em resumo, após acionar o extintor, imediatamente a alavanca movimenta para baixo uma haste de ativação, e essa haste cria uma abertura em um tubo com gás comprimido dentro do extintor, esse gás “escapa” pela parte de cima do tubo, expandindo dentro do extintor e forçando o agente extintor a sair pela a mangueira.
Clique aqui para saber mais!

COMO FUNCIONA UM EXTINTOR

Como Usar Um Extintor?

Saber utilizar um extintor de incêndio em uma situação de emergência pode salvar a sua vida e até mesmo seu patrimônio! 

3 Passos Simples de Como Usar Um Extintor:

  1. Passo: A uma distancia segura do fogo e a favor do vento, retire o lacre de segurança da alavanca de seu extintor.
  2. Passo: Após a retirada do lacre, aponte a mangueira em direção ao fogo
  3. Passo: Aperte a alavanca e agite o extintor de um lado para o outro. 

O jato dura em média 60 segundos, isto é, tempo suficiente para combater as chamas de forma precisa. No entanto, o extintor de incêndio portátil é ideal para controlar um início de incêndio, ou seja, não deve ser utilizado em casos mais graves onde as chamas já se propagaram no ambiente; nesses casos, ligue para o Corpo de Bombeiros imediatamente.

O Que Fazer Com o Extintor Após O Uso?

Uma vez que o fogo foi apagado e a situação está sob controle, o que fazer com o extintor de incêndio usado? Antes de mais nada, verifique o prazo de validade do seu extintor, pois o mesmo deve ter dois prazos de validade, o da carga extintora e do cilindro.

Só para exemplificar: um Extintor ABC de 4 kg tem em sua carga extintora um prazo de validade de 1 ano e para o cilindro, 5 anos, ou seja, é possível realizar uma recarga e utilizar o extintor normalmente. (Essa informação pode variar; consulte a validade em seu extintor ou entre em contato com o local onde realizou a compra.)

No entanto, após a validade de 5 anos do cilindro, é necessário realizar a compra de um extintor novo! Já o descarte do cilindro antigo pode ser feito em lojas de recarga ou postos de revenda. 

Fonte: Globo – G1.

Onde Comprar um extintor? 

Normalmente, é fácil encontrar extintores de incêndio, por exemplo, em lojas de sistemas de segurança, pontos de recarga/revenda e até mesmo na internet, como em nosso site!

Mas como saber qual extintor comprar? 

Primeiramente, solicite a vistoria dos bombeiros ou de um instalador de sistema de segurança. Assim, você pode ter uma análise detalhada do seu espaço e saber todos os equipamentos necessários para o combate a incêndio no seu ambiente. Da mesma forma, é importante que todo equipamento siga as normas e exigências da ABNT e NBR.

Mas Quanto Custa um Extintor? 

Os extintores são divididos com classes: A, B, C, D e K. Saiba mais em: Classes de incêndio e para que servem?

Assim sendo, veja os modelos mais comuns do mercado:
>> Clique no nome de cada extintor para verificar os preços!

  • Extintor de Água PressurizadaCombate rapidamente as chamas, agindo diretamente no ponto de ignição.
  • Extintor ABC – Um dos mais comuns em todo o mundo por atender 3 classes de incêndio.
  • Extintor BC – Indicado para combate de fogo em líquidos inflamáveis e por também não conduzir eletricidade.
  • Extintor CO2 – Atua por meio de resfriamento, age diretamente no foco do incêndio.

Em suma, utilizar um extintor de incêndio pode ser facil mas durante uma situação de emergência, até mesmo a ação mais simples pode parecer dificil! Todavia, caso não se sinta seguro para utilizar o equipamento, realize a evacuação do local e ligue para o corpo de bombeiros da sua região! 

Ademais, conte conosco para realizar a compra de toda a linha de equipamentos Contra Incêndio em nosso site, temos detectores, central de alarme, mangueiras, abrigos e iluminação de emergência! Entre em contato e solicite seu orçamento diretamente com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − quinze =

💬 Precisa de ajuda?