Você provavelmente já ouviu falar em bomba de incêndio, um equipamento que garante a segurança de empreendimentos residenciais e comerciais.
Como o próprio nome sugere, ela é utilizada para bombear água com vazão elevada, sendo projetada para atender as necessidades específicas de cada projeto.
Como escolher a bomba de incêndio ideal?
Não importa quão parecidas sejam as estruturas de estabelecimentos comerciais e residências, cada projeto é único e possui suas peculiaridades que dão charme e tom ao local.
Dessa forma, é importante a instalação de todo equipamento e/ou sistemas de combate a incêndio seja realizada e acompanhada por um especialista na área.
Isso porque é ele quem vai poder avaliar o projeto e determinar saídas de emergência, pontos de apoio e de fixação de extintores, entre outros.
O mesmo acontece, portanto, com a bomba de incêndio. Antes de definir o tipo de equipamento, é necessário realizar uma vistoria no local. Isso ajudara a identificar a vazão e pressão (MCA) desejadas, assim como a rede elétrica à qual ela deve ser conectada.
Lembre-se que é importante que a pressão não seja alta ao ser aberta apenas um hidrante e, ao mesmo tempo, não diminua bruscamente com a abertura de vários outros.
Somente com essas informações em mãos é que é possível escolher a bomba de incêndio ideal para o local.
Como funciona um sistema com bombas de incêndio?
As bombas de incêndio são, geralmente, utilizadas como parte integrante dos sistemas de combate a incêndios, que contemplam hidrantes, redes de sprinklers, sistemas de espuma, entre outros.
Com a função de bombear água de forma estável para tornar o combate às chamas ainda mais eficiente, a bomba é acionada após o sistema registrar uma queda de pressão.
Ou seja, quando um dos hidrantes for aberto, provocará uma grande queda de pressão e o acionamento automático da bomba.
É importante ressaltar que por estar conectada à rede elétrica, é preciso garantir acesso à uma chave compensadora.
Assim, no momento em que ocorrer o desligamento da energia elétrica, o sistema passa automaticamente para o gerador de energia. Situações desse tipo são muito comum em casos de incêndio.
Como e onde instalar as bombas de incêndio?
Idealmente as bombas devem ficar isoladas. O objetivo é que seja um local próprio, protegido do fogo e das intempéries como chuva, tempestades, furacões, entre outros.
Geralmente conhecido como casa de bombas, o local deve ser devidamente iluminado. Isso garante independência da edificação e mais segurança.
Dessa forma, em casos de incêndio, ainda que haja falha no sistema elétrico, queda de energia ou que o fogo consuma todos os fios, as bombas ficarão seguras e manterão o pleno funcionamento.
Cabe ressaltar que a bomba de incêndio pode fazer o bombeamento de água utilizando um motor elétrico, diesel e ou gerador autônomo de energia. Por isso, é fundamental que ela esteja protegida para que não seja danificada.
Além disso, é fundamental inspecionar as bombas frequentemente. Ou seja, realizar testes para garantir que tudo esteja em pleno funcionamento em casos de emergência.
A manutenção está relacionada, também, à limpeza da casa de bombas. Esta deve ser constante a fim de manter a ordem do local e evitar problemas futuros.
Em linhas gerais, as bombas têm uma função fundamental na segurança dos empreendimentos. Automatizadas e eficientes, elas permitem alcançar a pressão necessária que alimenta o sistema de hidrantes, garantindo muito mais segurança e rápida ação em casos de incêndio.
Assim, sua instalação torna-se necessária nos mais diversos estabelecimentos, sejam comerciais ou residenciais. Desse modo todo o sistema de combate a incêndio funcionará plenamente e sem erros.
Agora que você já sabe da importância de uma bomba de incêndio, que tal aproveitar e visitar nossa loja online para deixar o seu projeto ainda mais seguro?
Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre sistemas de combate à incêndio, entre outros itens.